O administrador é um profissional generalista que tem habilidades e competências para atuar em diversas áreas, sendo essencial nos processos estratégicos e táticos de qualquer sistema gerencial.
Dessa forma, podemos dizer que quem faz uma graduação em Administração recebe uma formação generalista e que abre um amplo leque de possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Segue abaixo, as possibilidades de atuação do administrador que estão em alta no mercado de trabalho atualmente. Confira!
Finanças
Na área de finanças, cabe ao administrador atuar no controle e organização de todos os custos da empresa, além de fazer a gestão do orçamento. Por conta do mercado cada vez mais competitivo, os profissionais que desempenham essa função têm sido muito requisitados pelas organizações.
Marketing
O profissional de administração que escolhe seguir pelo caminho do marketing encontra muitas oportunidades de trabalho. Nessa área, além de ter um papel estratégico e decisivo nas ações, o administrador também tem bastante contato com inteligência de mercado e comportamento do consumidor.
Tecnologia da Informação
Outra área que está em alta, a TI é também uma das mais promissoras. Talvez seja novidade para você, mas o administrador pode, sim, atuar nesse ramo. Ele é encarregado de gerenciar e operar os computadores e sua rede, com o objetivo principal de prezar pela excelência dos processos e, claro, pela eficiência da organização.
Vendas
Na carreira em Administração também pode surgir um excelente administrador de vendas. Afinal, além de ter conhecimento técnico sobre os processos, ele tem a visão do negócio como um todo. E, dessa forma, sabe reconhecer os desejos e necessidades dos clientes, e também as expectativas da empresa em que atua.
Recursos Humanos
Em meio a tanta tecnologia, a área de Recursos Humanos ainda tem seu espaço – e ele segue sendo fundamental. Embora as máquinas sejam indispensáveis nos dias atuais, os talentos são imprescindíveis. O administrador que atua na área de Recursos Humanos, normalmente, é responsável pela manutenção do quadro de funcionários. Para isso, além de fazer a seleção de profissionais, ele também fica encarregado de realizar treinamentos. Em algumas organizações, ainda, pode trabalhar com comunicação interna.
Auditoria
Mais uma área que desponta por conta da alta competitividade do mercado é a de auditoria. Com a pretensão de otimizar a gestão para evitar prejuízos, muitas empresas têm realizado processos de auditoria com frequência. Essa atividade ajuda a detectar falhas e oportunidades de fraudes. Sendo assim, fornece subsídios para que ações sejam criadas a fim de evitar os riscos. O administrador, mais uma vez, com sua visão sistêmica, consegue desempenhar o papel de auditor muito bem.
Mercado de ações
O mercado de investimento vem crescendo a cada ano no Brasil. Segundo dados da B3, a bolsa de valores do Brasil, entre julho de 2021 e junho de 2022 teve a adesão de mais de 1 milhão de novos investidores.
Nesse segmento, os administradores podem trabalhar diretamente no setor de investimentos de bancos e corretoras financeiras. Por saberem gerir pessoas, realizar análises estatísticas e organizar projeções, esses profissionais são muito valorizados.
Há possibilidade também de atuar diretamente como operador de investimentos para uma carteira de clientes. Nesse caso, realizar o curso de Trade de Investimentos é interessante para ajudar a se destacar no mercado.
Logística
O setor de Logística é o mais dinâmico de qualquer indústria, pois ele é o responsável por organizar desde a compra da matéria-prima até o momento de entrega dos produtos. Assim, ações como produção, estoque e transporte são de sua responsabilidade.
O profissional que atua nessa área da Administração lida diretamente com técnicas e métodos que visem economizar e otimizar toda a cadeia produtiva, objetivando sempre o aumento dos lucros.
Sustentabilidade
Com a preocupação com o meio ambiente sendo uma pauta cada vez mais discutida e presente no dia a dia da sociedade, a Sustentabilidade é uma das áreas da Administração que está recebendo grandes recursos para diminuir o impacto ambiental de suas atividades.
Dedicado a analisar os processos internos e propor melhorias tendo em vista a qualidade ambiental, esse profissional está em alta no mercado nacional.
O fato é que a digitalização tem transformado o mundo. O jeito de fazer negócios é muito diferente hoje quando comparado à década passada, por exemplo. Novos conceitos, como economia compartilhada, plataforma multilateral, comércio eletrônico, serviços em nuvem, entre outros, dominam os assuntos discutidos nas organizações.
A expectativa é de que essa era tecnológica e da informatização ganhe ainda mais espaço. Por essa razão, obviamente, as profissões do futuro estão conectadas à realidade da indústria 4.0. Na Administração, não é diferente.
São profissões que já existem atualmente, mas que, possivelmente, estarão em evidência nos próximos anos. Entre elas, o especialista em Gestão de Dados, o Facilitador de TI (Tecnologia da Informação) e o Gerente de Negócios Digitais devem vir com tudo.
De modo geral, todas elas têm ligação com inovações emergentes, como inteligência artificial, machine learning e big data.